quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como Odre na Fumaça



“Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.” Mateus 9:17.

Hoje quero trazer uma reflexão sobre o odre e sua função especial de guardar o vinho. Antes de meditarmos inteiramente nesta palavra, gostaria de trazer um breve comentário em relação ao vinho e sobre o que é o odre.
Como símbolo de alegria e prosperidade o vinho ou o suco da uva é uma bebida essencial na dieta dos Judeus, pois o clima daquelas terras era propicio para o cultivo das uvas. A fabricação do vinho iniciava logo depois da colheita,onde as uvas eram lavadas ao lagar para serem pisadas, o caldo vertia daquele processo precisava ser posto em um recipiente que o conservasse, para que assim inicia-se o processo de fermentação do vinho novo. È então nesta parte que entra o odre que era um recipiente de couro de animais costurado e tratado para conservar líquidos, o odre era fundamental para o povo que vivia no clima do deserto, pois ele era usado para carregar líquidos como, por exemplo, o vinho novo.
Agora que já conhecemos um pouco sobre o vinho e o odre gostaria de me aprofundar sobre este assunto na Palavra de Deus , quando Jesus usou esta parábola ele trouxe uma preciosa lição em nossas vidas.Naquele contexto em que Jesus disse essas palavras ele estava respondendo um questionamento dos discípulos de João Batista que não compreendiam a forma como Jesus e seus discípulos andavam, sendo a citação do vinho novo como a operação poderosa do novo ensinamento de Cristo e os odres velhos que se rompem ao receber esse vinho pode se referir ao coração daquele povo que não esta preparado a receber a nova aliança de Cristo,isto devido as formalidades e costumes religiosos do povo de Israel que ainda estavam preso a lei da morte e do pecado portanto não poderiam discernir a nova vida apresentada pelos ensinamentos de Cristo, somente quem fosse odre novo poderia receber daquela nova aliança do vinho da alegria do noivo Jesus.O vinho representa o Novo de Deus,um tempo de alegria e gloria nova sobre nos,tempo de novos ciclos e novas alianças, mas existe uma condição para recebermos destas primícias do vinho novo sobre nos e esta condição é:  sermos odres novos, isto porque o processo de fermentação do vinho é um processo químico que o odre velho não suportaria, apenas um odre novo e preparado suporta o peso da vinho novo ou seja apenas quem é preparado pelo Espírito pode suportar o peso da gloria do nosso Poderoso Jesus.
Creio que todas as vezes que passamos por uma dificuldade extremas, este é o sinal de que Deus esta anunciando um novo tempo ou um ciclo novo dele em nossas vidas, as dificuldades neste caso nos servem como preparação para entrarmos nesta nova fase anunciada.Antes de darmos passos importantes e irmos para o próximo nível certamente Deus nos fará passar por um processo de sermos odres novos, é sobre este processo que quero tratar a partir daqui, o processo de formação do odre novo.
Certo dia estava meditando em uma palavra do Livro de Salmos e algo me chamou muita atenção,e esse algo foi a expressão “como odre na fumaça”,esta palavra ficou em meu coração por muitos dias então resolvi estudar sobre o assunto,então o senhor me trouxe uma revelação incrível que veio de encontro com tudo o que tenho vivido.
Desfalece-me a alma, aguardando a tua salvação; porém espero na tua palavra.Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar? Já me assemelho a UM ODRE NA FUMAÇA; contudo, não me esqueço dos teus decretos.” Salmos 119:81 ao 83
A partir desta declaração maravilhosa do Salmista te convido a conhecer sobre o processo de fabricação do odre,que ocorre da seguinte maneira: logo depois da morte da cabra ou carneiro o seu coro é retirado e logo costurado firmemente, porém o couro ainda esta cru e esta sujeito ao seu processo de decomposição rapidamente, além disso ele não está pronto para conservar líquidos pois o couro ainda não esta amadurecido.Como as casas dos judeus não haviam chaminés em sua maioria, o ambiente onde ficavam seus fogões a lenha era repleto de fumaça,então os odres novos eram colocados ou pendurados nas proximidades do fogão para que eles fossem tratados e amadurecidos com o calor e a fumaça daquele ambiente, com o aquecimento e com o envolver daquela fumaça sobre os odres eles iam deixando de ser couro cru para serem amadurecidos, naquele processo eles iam ficando escuros e diminuindo de tamanho, assim ganhando forma,firmeza e resistência.Quando este processo terminava o odre novo estava pronto, no seu tamanho e forma ideal, alem de ter se tornado resistente para suportar por muito tempo o liquido que nele seria depositado.
Trazendo este processo em nossas vidas,como odres do Senhor,somos despenseiros com a função de levarmos o vinho do noivo a terra,toda vez que Deus quer nos dar um vinho novo ou uma nova porção desta unção,antes disso ele nos fará odres novos nos fazendo passar pelo processo de odre na fumaça, apesar deste lugar ser muito difícil e desconfortável,ele é parte fundamental para o nosso aperfeiçoamento e preparo para recebermos uma porção nova da gloria de Deus.A boa noticia é que onde há fumaça com toda certeza haverá fogo, é Deus que o fogo por perto de nos,ele quem prova os nossos corações  "O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações."  (Provérbios 17 : 3).Deus é quem permitiu provas sobre nos, com absoluta certeza ele acompanha este processo bem de perto, ele permitiu que a fumaça entre em nossas habitações para que assim nos tornemos odres mais fortes.A fumaça tipifica a provação de Deus dentro das situações difíceis desta terra,como as tribulações,angustias,tempestades,desertos,medos,perdas,dores,desprezos,traições,doenças e etc.Essas são coisas que são inexplicáveis e fogem do nosso entendimento humano por muitas vezes,são essas fumaças que ardem nossos olhos,escurecem nossa visão,nos fazem encolher mas são elas que vão nos purificar e nos levar a ser odres completos, nos levando ao aperfeiçoamento de chegarmos ao ponto perfeito do novo tempo de Deus.
Se estivermos passando pelo processo de odre na fumaça, a direção que Deus nos deixou  podemos obervamos através do Salmista que é GUARDAR OS ESTATUTOS DO SENHOR.
Já me assemelho a UM ODRE NA FUMAÇA; contudo, não me esqueço dos TEUS DECRETOS” Salmos 119: 83
A Palavra do Senhor é a nossa segurança em meio a fumaça pois é através dela que somos provados e transformados.Se você esta passando pela fumaça se agarre na Palavra e declare ela como vida sobre você,pois ela é uma arma poderosa de vida.E quando a Palavra de Deus é liberada sobre nós é quando somos vivificados e assim estaremos prontos para sermos odres e recipientes do vinho de alegria Dele em nos.Em alguns versículos depois o Salmista declara:
Vivifica-me, segundo a tua misericórdia, e guardarei os testemunhos oriundos de tua boca.” Salmos 119:88
A Palavra do Senhor ira te vivificar neste processo de odre na fumaça, ela é quem vai te tornar um odre novo, deixe a fumaça da gloria de Deus ter forjar e te provar e neste momento se agarre na palavra de Deus que ira concretizar este processo.Permita que o Senhor te torne um ODRE NOVO, apesar de ser um processo duro ele não vai durar para sempre, pois quando este processo terminar creia você estará pronto para entrar no novo de Deus e receber e suportar uma nova porção da gloria,da alegria e da revelação de deus sobre você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário